FANDOM

Cartao excurcionista

Itens atualizados, conforme novos cartões de classe regular e avançados. Também foram seguidas todas as OMD's (Orientações do Ministério dos Desbravadores), publicadas no portal www.desbravadores.org.br.

Os requisitos devem ser acompanhados e avaliados por um instrutor responsável. A pasta final, contendo trabalhos, relatórios e o cartão assinado, deve ser avaliada pelo Ministério Jovem da sua Associação/Missão, através do Regional, que autorizará a investidura.

I - GeralEdit

1. Ter, no mínimo, 14 anos de idade.

2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.

3. Memorizar e explicar o significado do objetivo JA.

4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso e resumi-lo em uma página.

5. Ler o livro "Nos Bastidores da Mídia".

II - Descoberta EspiritualEdit

1. Memorizar e demonstrar o seu conhecimento:

a) 12 Apóstolos: O nome do 12 apóstolos de Cristo

b) Frutos do Espírito: A relação dos adjetivos do caráter do cristão

2. Ler e explicar os versos abaixo:

a) Rom. 8:28

b) Apoc. 21:1-3

c) II Ped. 1:20-21

d) I João 2:14

e) II Cro. 20:20

f) Salmo 46

3. Estudar e entender a pessoa do Espírito Santo, como Ele se relaciona, e qual o Seu papel no crescimento espiritual de cada ser humano.

4. Estude, com sua unidade, os eventos finais e a segunda vinda de Cristo.

5. Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do sábado.

6. Leitura bíblica:

Mateus - 24, 25, 26:1-35, 26:36-75, 27:1-31, 27:32-56, 27:57-66, 28

Marcos - 7, 9, 10, 11, 12, 16,

Lucas - 1:4-25, 1:26-66, 2:21-38, 2:39-52, 7:18-28, 8, 10:1-37, 10:38-42; 11:1-13, 12, 13, 14, 15, 16:1-17, 17, 18, 19, 21, 22,

23, 24

João - 1, 2, 3, 4, 5, 6:1-21, 6:22-71, 8:1-38, 9, 10, 11:1-46, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21

Atos - 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

III - Servindo a OutrosEdit

1. Convidar um amigo para participar de uma atividade social de sua igreja ou da Associação/Missão.

2. Participar de um projeto comunitário desde o planejamento, organização até a execução.

3. Discutir como os jovens adventistas devem se relacionar com as pessoas nas diferentes situações do dia a dia, tais como:

a) Vizinhos

b) Escola

c) Atividades sociais

d) Atividades recreativas

IV - Desenvolvendo AmizadeEdit

1. Através de uma conversa em grupo ou avaliação pessoal, examinar suas atitudes em dois dos seguintes temas:

a) Auto-estima

b) Relacionamento familiar

c) Finanças pessoais

d) Pressão de grupo

2. Preparar uma lista contendo cinco sugestões de atividades recreativas para ajudar pessoas com necessidades específicas e colaborar na organização de uma dessas atividades para essas pessoas.

V - Saúde e Aptidão FísicaEdit

1. Completar a especialidade de Temperança.

VI - Organização e LiderançaEdit

1. Preparar um organograma da igreja local e relacionar as funções dos departamentos.

2. Participar em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.

3. Completar a especialidade de Aventuras por Cristo.

VII - Estudo da NaturezaEdit

1. Recapitular a historia de Nicodemos e relacioná-la com o ciclo de vida da lagarta ou borboleta, acrescentando um significado espiritual.

2. Completar uma especialidade de Estudos da Natureza, não realizada anteriormente.

VIII - Arte de AcamparEdit

1. Com um grupo de, no mínimo quatro pessoas e com a presença de um conselheiro adulto e experiente, andar pelo menos 20 quilômetros numa área rural ou deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou em barraca. Planejar a expedição em detalhes antes da saída. Durante a caminhada, efetuar anotações sobre o terreno, flora e fauna observados. Depois, usando as anotações, participar em uma discussão de grupo, dirigida por seu conselheiro.

2. Completar a especialidade de Pioneirias.

IX - Estilo de VidaEdit

1. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das seguintes áreas:

a) Atividades missionárias

b) Atividades agrícolas

c) Ciência e saúde

d) Habilidades domésticas

Classe Avançada - Excurcionista na MataEdit

1. Fazer uma apresentação escrita ou falada sobre o respeito que devemos ter com a Lei de Deus e as autoridades civis, enumerando pelo menos 10 princípios de comportamento moral.

2. Acompanhar seu pastor ou ancião em uma visita missionária ou estudo bíblico.

3. Completar a especialidade de Testemunho Juvenil.

4. Apresentar cinco atividades na natureza, para serem realizadas no Sábado à tarde.

5. Com sua unidade, construir cinco móveis de acampamento e um portal para o clube.

6. Através da supervisão de seu líder ou conselheiro, conversar em sua unidade ou clube sobre um dos seguintes temas:

a) Modéstia cristã

b) Recreação

c) Saúde

d) Observância do sábado

7. Demonstrar conhecimento para encontrar alimentos, através de plantas silvestres de sua região e saber diferenciá-las de plantas tóxicas/venenosas.

8. Demonstrar conhecimento quanto ao procedimentos necessários em caso de ferimentos por diferentes animais peçonhentos e não peçonhentos.

9. Demonstrar técnicas para percorrer trilhas em diferentes tipos de terrenos, como: desertos, florestas, pântanos e rios.

10. Completar a especialidade de Vida Silvestre.

11. Completar a especialidade de Ordem unida, caso não tenha sido realizada anteriormente

Ad blocker interference detected!